Wanted: Robin Hood

[dropcap size=”500%”]D[/dropcap]e cada vez que a perseguição fiscal se direciona para os rendimentos mais elevados ou para o património de maior valor, lá vem a analogia com Robin Hood. Não deixa de ser revelador que para convencer as pessoas da bondade da medida tenham de recorrer a contos infantis. Mas mais revelador ainda é que, mesmo assim, têm de os deturpar.


A tese é que Robin Hood roubava aos ricos para dar aos pobres. Lamento informar, mas não, Robin Hood não fazia isso. Robin Hood roubava aqueles que, em nome do Estado, cobravam altos impostos aos agricultores, expropriavam terras e decidiam que atividades económicas podiam ou não ser praticadas.

Na prática, um Governo Robin Hood seria aquele que cortasse nas regalias das clientelas do Estado, para devolver os rendimentos aos seus legítimos proprietários, aqueles que diariamente trabalham e produzem. Aquele que procedesse a um conjunto de privatizações e que desregulasse as várias atividades económicas. Um Governo Robin Hood seria exatamente o contrário do que temos.

Se quiserem encontrar uma analogia correta para aquilo que este Governo faz, roubar a quem produz riqueza, não recorram a Robin Hood. A analogia certa é com os Irmãos Metralha.

Nuno Carrasqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *