Quero um distrito Unido e Forte!

[dropcap size=”500%”]S[/dropcap]

endo esta a semana em que a Comissão Politica Distrital de Leiria da JSD, vai a eleições, e sendo eu candidato, facilmente compreenderão que escreva algumas linhas sobre a candidatura Leiria 360, que corporizo.

A decisão de me candidatar, resulta da visão que tenho acerca do presente e do futuro desta estrutura e da nossa sociedade, da importância do envolvimento e participação política dos jovens, e do papel fundamental que as juventudes partidárias têm nesse processo.

Ao longo dos últimos 8 anos, nos últimos 4 na qualidade de vice-presidente da distrital, acompanhei o trabalho desenvolvido pelas várias concelhias do distrito e assisti a um generalizado processo de renovação geracional que trouxe consigo novos jovens quadros. O Distrito de Leiria é, aliás, um bom exemplo no panorama nacional de renovação geracional e de aposta nos jovens mais capazes, sendo a nossa companheira Margarida Balseiro Lopes um exemplo disso mesmo.

Candidato-me porque acredito que o momento é de mobilização, envolvimento e afirmação das novas gerações. É imperioso abrir a JSD à sociedade civil, mostrando aos que olham com desdém para as juventudes partidárias que a nossa intervenção pode e deve ter impacto na melhoria do nosso futuro coletivo, sendo esta aliás, a função primordial de uma estrutura política.

Leiria 360º representa um distrito unido e, acima de tudo, virado para as suas concelhias, na certeza de que a sua força e autonomia determinarão uma JSD Distrital ainda mais audaz e capaz. Apoiaremos a intervenção na política local realçando e reforçando junto dos jovens a importância de termos uma voz ativa na política autárquica, sobretudo quando se avizinha a descentralização de competências do poder central nas autarquias.

Leiria 360º representa uma distrital que aposta na formação, disponível para debater e pensar diferente, na defesa dos jovens e da região.

Esta candidatura representa uma vontade clara de discutir e aprofundar o conhecimento acerca das fragilidades e capacidades do Distrito, com consequente preparação e defesa de um conjunto de políticas integradas em sectores estratégicos, ouvindo os agentes locais, militantes e não militantes. A atração de investimento e fixação de pessoas, onde a inserção de jovens no mercado de trabalho é a peça chave, a rede de Ensino Superior, procurando defender o superior interesse do politécnico de Leiria e todos os stakeholders, são temas incontornáveis que merecerão a nossa atenção neste mandato.

Numa altura em que existe todo um país que se procura reerguer e reinventar, mas com base numa estratégia de desenvolvimento que se requer exigente e responsável, convido quem queira a participar neste projeto, a partilhar ideias, a envolver-te connosco nesta causa, numa amplitude que o mundo de hoje nos exige! Visão e atuação a 360º.

Um abraço amigo,

Renato Guardado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *