JSD de Pombal esteve reunida com o presidente do Município de Penela

JSD de Pombal esteve reunida com o presidente do Município de Penela

Representantes da Juventude Social-Democrata de Pombal estiveram reunidos, em Penela, com o presidente da Câmara Municipal, reunião que foi caracterizada pela troca de informações sobre o Observatório da Juventude.

Esta reunião teve, como principal objetivo, “a perceção da funcionalidade e da implementação deste projeto, com o grande foco a concentrar-se na redução do desemprego jovem e na facilidade da contratação“, salienta a JSD pombalense. Luis Matias, presidente da Camara Municipal de Penela, explicou que o Observatório Jovem “é uma plataforma onde se inserem todas as informações curriculares dos jovens de Penela, a partir do momento em que saem do secundário (ou nos seus últimos 10 anos)” tendo, como principal função, “fazer o acompanhamento desses mesmos jovens a nível profissional, para perceber o que estão a fazer e onde o fazem mas, neste caso de Penela, o objetivo do projeto é o de estabelecer uma comunicação bilateral entre o Município e a juventude”.

Por outras palavras, na prática, a plataforma serve, principalmente, como “uma ferramenta para aproximar os jovens da vida política, para perceber de que forma podem contribuir nas decisões do Município e para conseguir opiniões da parte destes ou integrá-los nos processos de decisão”.

 A própria Câmara Municipal é responsável por conseguir as informações acerca das pessoas para inserir na plataforma, o que é feito junto das escolas ou através do próprio conhecimento que possui sobre determinados jovens, “o que apenas é possível devido ao facto de se tratar de um Município pequeno”.

De acordo com os jovens social-democratas pombalenses, “paralelamente, foi apresentada a iniciativa que melhor tem promovido a dinamização do concelho de Penela, que é, essencialmente, um conjunto de incubadoras que foram criadas, como a ‘smARTES’ ou a ‘Mini-Habitat’ e o ‘FabLab'”.

 “O objetivo primordial desta iniciativa focou-se na criação de pequenas empresas, especialmente ‘start-ups’, que consigam testar os seus produtos e, desta forma, tentar com que estas se estabeleçam no concelho”, espaço que pode ser, também, utilizado pelas escolas locais e por qualquer outra pessoa.

“Readaptar algumas das ideias discutidas na reunião à realidade do concelho, de modo a que o Município possa criar novas oportunidades paras os seus jovens, com o grande foco na criação de um concelho mais atrativo, de forma a prosseguir com o trabalho para ter mais emprego e maior crescimento económico”, foi um dos grandes objetivos da reunião, segundo a JSD de Pombal, entendendo que “a projeção externa da cidade de Pombal continuará a ser uma prioridade” na sua acção.

Data: 16 de Março 2018


Local: Penela


Evento: Reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Penela

 

    • Categories: Notícias, Propostas