O Ano do Blog (Ponto Laranja)

[dropcap size=”500%”]H[/dropcap]

á pouco mais de um ano decidimos, na JSD, fazer nascer um Blog de opinião. A ideia era simples, o conceito que lhe demos era novo e a vontade de o fazer nascer era muita. Hoje, 190 artigos depois e com mais de 26 mil visitas contabilizadas, posso dizer com certeza que esta foi uma das nossas melhores apostas e que este ano de 2014 foi de facto, o ano do Ponto Laranja!

Desde o início que o objectivo era claro e isso ficou bem patente no nosso editorial. Apesar de um Blog não ser propriamente a mais inovadora das ideias, o conceito que criamos foi absolutamente decisivo não só para o sucesso mas também para a credibilidade que foi ganhando. Não queríamos um espaço de opinião extemporâneo em que cada um diria qualquer coisa quando se lembrasse. Muito menos um espaço de lamúrias ou de crítica fácil onde a destruição fosse o foco principal. Queríamos poder discutir todos os assuntos, sem tabus e dando a conhecer às pessoas as nossas reais opiniões. Queríamos faze-lo não em nome da JSD, mas em nome próprio com cara própria e assinando cada artigo como seu e cada uma das opiniões como sua. Queria-mos mostrar a liberdade que existe dentro desta estrutura que é verdadeiramente livre… cada um pensa por si e como algumas vezes vimos, pensamos muitas vezes diferente… mas que estamos sempre juntos, na mesma estrutura e a fazer juntos o melhor pela juventude pombalense.

Também por isto a JSD é diferente, não tem medo, não tem tabus e (acreditem ou não) não tem alvos ou inimigos. Pensamos verdadeiramente que podemos mudar o rumo das coisas se nos esforçarmos, se nos empenharmos e se fizermos chegar a nossa opinião ao maior número de possas que a possa connosco levar a avante. Não prestamos vassalagem ou servimos de apêndice a nenhuma outra estrutura. Somos do PSD, mas temos voz própria, temos agenda própria e somos reconhecidos pelo nosso próprio trabalho. A nossa identidade é intocável e a nossa dimensão é consequência, apenas e só, do muito que temos feito. Com o Blog conseguimos provar isso mesmo.

Mas provámos mais, provámos que não somos só um grupo de jovens que se junta para abanar bandeiras – nunca o fomos! Somos gente com opinião e que não tem medo de assumir as suas convicções. Que somos muitos… somos cada vez mais, mas que esses muitos não se medem só pela grandeza do número que compõem mas pela grandeza dos seu pensamento construtivo e vontade de trabalhar em prol de mais e melhores condições para a juventude – lembrem-se dos cerca de 40 jovens que expressaram a sua opinião neste blog e de tantos outros que terão agora a possibilidade de o fazer. Provámos o quão enganados estavam aqueles que sempre defenderam aquela antiga postura de que “é preciso expormo-nos menos” e passarmos mais despercebidos… a verdade é que até era mais fácil, mas se fosse para ser fácil nenhum de nós tinha vindo para a JSD.

O Ponto Laranja ocupa hoje (sem falsas modéstias) um espaço importante no panorama da opinião política no nosso concelho. É respeitado por muitos, é criticado por outros tantos, mas é lido por ambos. Pretende como sempre pretendeu, gerar a discussão e aproximar os jovens (e os menos jovens) da política e dos seus representantes. Hoje podemos dizer que cumprimos esse desígnio e que o continuaremos a cumprir de agora em diante.

Um bom ano a todos!!

Pedro Brilhante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *