Marcelo Rebelo de Sousa no Ponto Laranja

[dropcap size=”500%”]C[/dropcap]

onvidou-me João Antunes dos Santos para escrever umas palavras neste blog, ligado à JSD de Pombal.

E respondo,de imediato, com umas linhas, breves, que a madrugada vai correndo e muitos afazeres me aguardam.

Para já,ver o discurso sobre o Estado da União do Presidente Obama, em que – ao que parece – vai anunciar aumento do salário mínimo, e tentar ultrapassar a quebra de popularidade que tem assinalado este seu segundo mandato. Isto, enquanto Hillary Clinton arranca para 2016.

Depois,tenho de ultimar intervenção de apresentação de conferência do ex-Primeiro-Ministro irlandês, John Bruton – que conheço desde os anos 90 – e que vem falar,amanhã,acerca do tema actualíssimo da saída dos Programas de Assistência.

Defendo um acordo amplo para o pós-Troika,social e político, que abarque o período até 2020, que corresponde a esta legislatura, à seguinte e,ainda,ao começo de outra. E vi, hoje, com agrado, a posição do ex-Ministro Augusto Santos Silva concordar com entendimento, desde logo, quanto às grandes obras públicas.

Reforma do Estado,investimentos públicos e traços essenciais em matéria financeira, com repercussão externa, deveriam merecer acordo, a pensar em que,daqui a 2020,diversos podem ser os cenários de Governo, e não faz sentido que, naqueles domínios, haja constantes reformulações de Governo para Governo.

E por aqui fico, agora.

São duas horas da manhã. E espero que Obama ajude a manter a expectativa de um 2014 melhor em termos económicos. Todos precisamos disso. Em Europa e em Portugal!

Marcelo Rebelo de Sousa

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *