Manifesto 3D: Já todos vimos este filme

[dropcap size=”500%”]N[/dropcap]

a última semana soubemos de um novo manifesto para unir a esquerda. É oficial, Ricardo Araújo Pereira está de volta ao panorama humorístico nacional. Ao contrário do programa “A Solução”, o Manifesto 3D tem imenso potencial humorístico. Depois de nos últimos anos termos assistido a toda uma panóplia de manifestos, congressos e iniciativas afins para unir a esquerda e daí ter resultado o surgimento de pelo menos mais 2 partidos, esta ideia só pode mesmo ser piada.

E mais, com tantas iniciativas de união da esquerda em tão poucos anos, pode parecer que esta coisa da esquerda dividida é nova e conjuntural. Mas não. Desde os áureos tempos do pós-25 de Abril que a esquerda se desdobrou em siglas que quase todas queriam dizer o mesmo. E mesmo depois, as divisões continuaram, porque cada partido de extrema-esquerda tem facções ainda mais extremas e que acham isto da democracia uma chatice. Repare-se que só Daniel Oliveira já leva 3 partidos fundados. Na verdade, é bem provável que tenha no currículo mais partidos fundados do que propostas apresentadas. E é ainda um político jovem, com muito para dar. Em termos de formação de partidos claro, que isso da apresentação de propostas é coisa que desvia a atenção do essencial.

Mas o próprio Bloco de Esquerda, do próprio Daniel Oliveira, foi em si próprio uma união das esquerdas. E continua a fazer muito pela democracia, dando origem a um número já bem razoável de partidos novos. Que no fundo é o que interessa…

Tudo isto, sem ter o ónus da governação, sem tomar medidas difíceis e impopulares que possam causar divisões internas. Tudo isto, apenas dedicando-se à actividade da crítica pura a adversários comuns. Se na oposição é assim, imagine-se a estabilidade governamental que esta gente tem para nos oferecer. Se bem que, como sabemos, nos países do ideal esquerdista, a estabilidade não costuma ser um problema.

Nuno Carrasqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *