Fala-se de associativismo e de apoio autárquico…

[dropcap size=”500%”]A[/dropcap]
grande maioria das associações são, normalmente, apoiadas por fundos públicos. Em Pombal, por exemplo, não é novo que uma parte do orçamento municipal seja dirigido a estas, mas se há associações transparentes, que elaboram um plano, desenvolvem inúmeras atividades de grande utilidade (culturais e desportivas, por exemplo) em prol da saúde física e psicológica da comunidade e disponibilizam serviços de apoio social há outras, também apoiadas, que… “O que fazem mesmo? Qual o benefício das atividades desenvolvidas para a população? Onde e como investem os rendimentos obtidos? Como são eleitos os dirigentes?”… são tantas questões que se podem fazer e que para grande parte delas não se obtêm respostas.


Não duvido da relevância que todas as associações pombalenses têm para a comunidade envolvente e que necessitam, sim, de quaisquer apoios recebidos. Contudo, defendo que as associações devam elaborar um plano anual, sejam regulamentadas uniformemente entre si e tenham facilmente disponível as suas normas e estatutos a qualquer pessoa, ou seja, sejam totalmente transparentes para que o acesso aos apoios municipais seja um ato honroso.

Sim… um município é feito de munícipes, de empresas, de turistas, de ideias, de crenças, de vontades… criar, produzir, mudar, evoluir! Uma autarquia deve, por isso, apoiar quem tem vontade de acrescentar valor, mas deve também promover e incentivar o planeamento, a análise, a crítica, a execução e a resolução de problemas.

Em Pombal, há diversas associações e ofertas de serviços e atividades, o que se traduz em mais opções para a população e, por conseguinte, um potencial aumento da qualidade de vida. O importante e o que eu pretendo dizer é que Pombal, de forma genérica, precisa do apoio das suas associações locais mas que a autarquia também deve estar atenta na forma como distribui e apoia as suas associações e quem quer mudar!

Susana Santos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *