ENSINO PÚBLICO VERSUS ENSINO PRIVADO

[dropcap size=”500%”]N[/dropcap]
os últimos meses temos assistido a luta a três, primeiro tivemos Escolas Privadas Vs Governo e agora temos uma luta Escolas Privadas Vs Escolas Públicas.


Podendo eu ter uma opinião suspeita acerca de tudo isto, pois toda a minha vida estudantil foi feita em escolas públicas prefiro analisar o que realmente interessa e importa aos alunos, os resultados escolares de ambas.

Chegados a este ponto verificamos que o ensino privado está claramente em vantagem, pois ao longo dos anos tem apresentado melhores resultados em relação ao ensino público, e o ano letivo que agora termina não foi exceção.

Posto isto julgo que mais do que avaliar se vale ou não a pena ter uma escola privada numa cidade onde há falta de alunos na pública, é essencial avaliar o porquê de os alunos preferirem o ensino privado em detrimento do ensino público. Será que as escolas publicas estão suficientemente preparadas para as exigências que lhe serão colocadas pelos alunos que transitarão do ensino privado? Sejam estas a nível logístico ou mesmo ao nível da qualidade do ensino.

Já todos percebemos que a decisão deste “governo” está tomada e não é uma decisão irrevogável, por isso as questões que importam colocar são:

– Onde serão aplicadas as verbas retiradas ao ensino privado? Serão usadas para colocar o ensino público no nível onde devia estar à muito?

– Ou por outro lado serão usadas para encher os bolsos a “alguém” e assim sustentar este pseudo-governo por mais uns tempos?

Gonçalo Neves

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *