Convidado | André Santos | Presidente da ADEPES

[dropcap size=”500%”]N[/dropcap]

o exercício das suas funções, a ADEPES tem promovido diferentes iniciativas de forma a defender os interesses de toda a Juventude Pombalense e, em especial, dos estudantes do Ensino Superior.

A ADEPES faz-se representar nas escolas secundárias do concelho, promovendo conferências relativas ao mundo universitário, partilhando experiências e métodos, aconselhando os jovens com o objetivo de os ajudar a tomar decisões importantes, como é a transição para o Ensino Superior. A ADEPES promove também debates que abordam diversos temas e problemas e vão ao encontro das necessidades dos jovens. A ADEPES desenvolve ainda actividades recreativas, como o Festival de Tunas, jantares académicos e arraial académico, bem como iniciativas de solidariedade.

Assim, a Associação de Estudantes Pombalenses do Ensino Superior (ADEPES) recebeu a notícia da petição pública relativa ao alargamento do horário da Biblioteca Municipal, iniciativa da Juventude Socialista, dirigida ao executivo do Município de Pombal com algum espanto.

A ADEPES já expressou por diversas vezes, nomeadamente no Conselho Municipal da Juventude, a necessidade da existência de um local na cidade de Pombal com horário alargado em que os estudantes possam estudar nas duas principais épocas de exames.

Anteriores membros da ADEPES propuseram o alargamento do horário da biblioteca municipal para que os estudantes pombalenses tenham o seu local ideal para estudar. A ADEPES também sugeriu a disponibilização de outro local para o efeito, sugerindo por exemplo o Celeiro do Marquês, mas nunca foi concedido por diversos motivos apresentados pelo executivo.

A JS nunca manifestou vontade em resolver esta necessidade dos estudantes, apenas mostra essa vontade neste momento. Tendo em conta que a ADEPES representa os estudantes do Ensino Superior em Pombal, é de lamentar que não tenha sido ouvida neste processo.

Com o novo executivo municipal, esperamos que esta questão seja levada a bom porto, salvaguardando unicamente os interesses dos estudantes.

A ADEPES aguarda decisão do executivo sabendo que defenderá, em qualquer momento, os interesses dos estudantes pombalenses e apoiará qualquer proposta que os salvaguarde.

Saudações Académicas

André Gonçalves Santos

Presidente da ADEPES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *